13 de novembro de 2004

Manifesto do Laboratório de Pesquisa Sopa de Pedra

“O desconhecido, não é aquilo a respeito do qual não sabemos absolutamente nada, mas é aquilo que, no que conhecemos, se impõe a nós como elemento de inquietação”. (Heidegger 1963)


O Laboratório de pesquisa Sopa de Pedra , é um projeto da Central Adolescentes / AdolesCenter, para fomentar o desenvolvimento de pesquisas. É um espaço virtual que congrega pessoas com interesse em pesquisar, orientados numa proposta de ensino-aprendizagem, com o objetivo de trocar informações e experiências a respeito de projetos e de pesquisas.

Consideramos que pesquisar é uma necessidade humana e legítima de se obter respostas para o que desconhecemos, e deve ser estimulada e desenvolvida. A diferença da atitude cotidiana de todo sujeito, de construir conhecimentos nas inter-relações com o “mundo externo e interno” e a pesquisa de valor eurístico, está na metodologia. São as necessidades que fazem surgir às motivações para a busca do conhecimento, que acima de tudo é revolucionário, pois liberta e aprisiona ao mesmo tempo no próximo desconhecido. Por mais vital e importante que seja a necessidade do sujeito, este deve saber que tem o direito e a competência de tê-las para poder construir motivações, se não, jamais vai percebê-las.

Estimular as necessidades, as motivações para a construção do conhecimento é a arte de se fazer uma boa sopa de pedra, e este deve ser nosso aprendizado.

Tem como premissas básicas:

1) O ponto de encontro será a web, (World Wide Web) e se dará através de recurso como o grupo de discussão, o my yahoo, blogs, home page. Como em todas as etapas do processo, se buscará a complexidade e eficiência para atingir os objetivos.

2) O compromisso é com o rigor da metodologia, independentemente que seja qualitativa ou quantitativa.

3) Para participar do Laboratório de Pesquisa Sopa de Pedra, os únicos pré-requisitos necessários são dois: o primeiro é querer pesquisar e o segundo, demonstrar um desejo e a disposição de compartilhar o aprender e o ensinar a pesquisar, por isso, não há exigências de conhecimentos prévios a respeito de metodologia, isto se aprende e apreende.

4) Todas as pesquisas serão na forma de projetos abertos para os participantes, isto é, todos os passos de cada projeto, serão compartilhados com todos os integrantes do grupo quanto à metodologia, as informações, e técnicas, sem perder, contudo a autoria.

5) Os comentários dos pares serão orientados pelas soluções e não pelas dificuldades e problemas.

6) Acreditamos que estas inter-relações proporcionarão a manifestação e desenvolvimento de novas competências em cada membro do grupo.


Valdi Craveiro Bezerra
Brasília, 01 de março de 2004

Contato: valdicbezerra@yahoo.com.br

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[1] Heidegger, M. (1963) Kant et le problème de la métaphysique Paris, 1963, p.217 apud Buzzi, Arcângelo R. Introdução ao Pensar, p.24, Vozes, Petrópolis, 1988 17ª ed.

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